Para escrever um texto persuasivo focado em conversão você precisa saber o significado de copywriting.
Copywriting é uma técnica de marketing onde você produz conteúdos para influenciar a persona a realizar alguma ação.
Ou seja, usar técnicas de Copywriting não significa somente fazer chamadas otimizadas para vendas, pelo contrário é um recurso poderoso e abrangente.
O conteúdo escrito seguindo as técnicas de Copywriting é chamado de Copy, sendo assim dizemos que a Copy é uma redação escrita com o objetivo de influenciar, persuadir uma pessoa ou grupo de pessoas específico a tomar uma ação.
Muitas pessoas, pensam que uma Copy é boa quando você conseguiu vender um produto através dela.
Já vi muitos influenciadores e produtores de conteúdo falando frases como essa “ … com esta copy eu faturei 100 mil reais..” e coisas deste tipo, daí o público leigo infere que para uma copy ser boa ela tem que faturar milhares de reais.
O que quero que você entenda é que uma boa copy será capaz de fazer o seu público-alvo tomar uma ação que foi pré- planejada por você. Isso acontece porque uma copy que atende as boas práticas de copywriting são persuasivas e convertem.
Esta ação pode ser responder positivamente a uma CTA curtindo um post, seguindo um perfil, baixando um ebook, inscrevendo-se em uma newsletter, continuar acompanhando seus conteúdos ou é claro, comprando seus produtos.
Acho que agora ficou claro que a Copywriting é utilizada não somente em ações de publicidade voltadas para vendas.
Também pode ser utilizada em marketing de conteúdo, marketing da conversa, páginas de vendas, landing pages, posts, fluxos de nutrição de e-mails, enfim em tudo!
Mesmo em negócios físicos você pode utilizar as técnicas de copywriting para fazer seu negócio decolar.
ÍNDICE
COMO CONSEGUIR A ATENÇÃO DO LEITOR
Uma copy de sucesso precisa prender a atenção do leitor e para conseguir isso, um texto precisa seguir alguns requisitos:
- Precisa ser interessante
- Ser verdadeiro: Persuadir não é sinônimo de ludibriar!
- Engajar a audiência destacando as qualidades do produto oferecido, ou seja revelando os seus diferenciais
- Precisa ser escrito para um grupo específico, não adianta você escrever um ótimo texto se ele não está alinhado à persona do seu projeto
- Definir a persona é FUNDAMENTAL!
- Comunicação deve ser simples e direta! Não adianta ficar rodeando para passar a mensagem, o público precisa entender completamente a ação que é esperada que seja executada!
CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA COPY
Uma boa copy , antes de tudo tem que ser direcionada a uma persona e ser 100% original.
A autenticidade e criatividade são um gancho para o sucesso do seu projeto, já que surpreende a persona, que acaba sendo atingida pela emoção.
Aliás, esta é outra característica de um texto escrito dentro das boas práticas de copywritting: acertar as emoções do público-alvo.
Como eu já disse várias vezes no corpo do texto a copy deve ser escrita para uma pessoa ou grupo específico e por isso, fica evidente que você precisa personalizar sua comunicação e fugir de generalizações.
Não tenha medo de ser específica. Quem quer alcançar todo mundo acaba não conseguindo o engajamento de ninguém.
Fuja dos clichês e mostre ao leitor as soluções que seu produto oferece para o problema dele através de uma escrita persuasiva. Escolha palavras que façam a persona entender que sua oferta será benéfica para ela.
Assim, o público irá realizar sua escolha de forma consciente.
AS ARMAS DA PERSUASÃO
Tem um best seller, que talvez você já conheça, chamado “As armas da persuasão” que traz conceitos muito preciosos sobre o funcionamento do comportamento humano através de mecanismos psicológicos.
Neste livro, o autor Robert Cialdini traz a seguinte informação:
“Usamos as ações dos outros para decidir sobre o comportamento adequado para nós mesmos, especialmente quando vemos os outros como nossos semelhantes. “
Com isto, ele evidenciou que existem alguns princípios psicológicos que guiam a nossa conduta, princípios que uma vez apresentados, geram gatilhos para uma ação.
Por isso, são também chamados de Gatilhos Mentais.
Neste livro, ele apresenta 6 gatilhos mentais extremamente importantes, escrito de uma maneira muito atrativa e fácil de compreender .
É muito importante que estes gatilhos estejam presentes, de modo estratégico, nas suas copys .
Por isso, vou falar um pouco sobre alguns deles.
GATILHOS MENTAIS
Vou citar de uma maneira resumida estes 6 gatilhos mentais que Robert Cialdini apresentou em sua obra.
Mesmo assim, eu recomendo muito que você leia este livro , que tem um preço muito acessível e você pode adquirir com segurança comprando aqui.
Os gatilhos mentais citados por Cialdini são:
- Reciprocidade
- Compromisso e Coerência
- Aprovação social
- Afeição
- Autoridade
- Escassez
RECIPROCIDADE
Toda vez que você ganha alguma coisa, tende a retribuir.
Você encontra isso aplicado ao Marketing de várias maneiras.
Por exemplo, quando você vê um vídeo no Youtube que foi bem feito, com muitas informações realmente úteis, normalmente você vai curtir o vídeo e apoiar o produtor de conteúdo e o mesmo ocorre em todas as redes sociais.
Quanto mais rico o conteúdo apresentado, maior será o engajamento e a reciprocidade.
Outra maneira de aplicar este recurso é através dos bônus.
Como são técnicas que estão sendo muito difundidas na internet, temos toneladas de iscas digitais, ebooks grátis, mentorias e outros tipos de bônus.
Então o segredo é oferecer esse bônus para o público correto e utilizando técnicas de copywriting, vai atingir em cheio a persona que vai querer te dar algo em troca. Neste caso a persona te dará algum contato, como por exemplo o seu e-mail, em troca do bônus oferecido.
Repare que mesmo sendo grátis, se não atingir a persona do seu projeto, você não conseguirá contatos tão facilmente, porque o bônus precisa ser personalizado, específico e direcionado.
COMPROMISSO E COERÊNCIA
Segundo este princípio, quando assumimos um compromisso e postura devemos agir de modo coerente, isto está atrelado com sua marca.
O copy tem quer ser honesto, claro e jamais deve conter promessas que não serão cumpridas ou conter “truques” que vão afastar seu público de você.
Um exemplo que darei disso aconteceu comigo mesma.
Certa vez eu comprei um curso de tráfego pago que prometia revelar todos os segredos de uma top afiliada.
Quando eu abri o curso, lá no fim tinha um tópico onde dizia que se você quisesse conhecer os tais segredos, precisaria adquirir um curso extra.
Ou seja, não manteve o compromisso e eu pedi meu dinheiro de volta e deixei de seguir essa pessoa nas redes sociais.
Após isso, eu comprei o treinamento do Alex vargas FNO e de modo contrário, cumpriu fielmente tudo que foi prometido.
Como gostei do curso e da postura dele, eu acabei realizando uma segunda compra com ele que é o Método Turbo Tráfego, ou seja eu me tornei uma cliente.
Estou compartilhando essa história real pra você ver como este gatilho é ESSENCIAL.
APROVAÇÃO SOCIAL
O ser humano tem uma tendência de acompanhar o posicionamento coletivo.
Aqui vou dar um exemplo que já está um tanto batido.
É o exemplo do restaurante.
Imagine que você está viajando em uma cidade que nunca havia visitado e portanto não tem referências de absolutamente nada que acontece ali.
Chegou a hora do almoço e você vê dois restaurantes.
Enquanto um está bem movimentado, o outro está às moscas, sem ninguém.
Em qual desses dois você tenderia a se sentar para comer??
Muito provavelmente você escolheu a primeira opção, porque foi disparado o gatilho da aprovação social. A tendência é que nosso cérebro emita a informação que o restaurante mais cheio possivelmente tem uma comida melhor.
Por isso é importante que você utilize depoimentos (reais), que tenha redes sociais engajadas com comentários (reais).
Você pode ver que quando alguém tem um perfil lotado de seguidores, comentários ou um curso pelo qual já passaram milhares de alunos; esta pessoa passa mais credibilidade. Inclusive, ativa um outro gatilho que não listei antes: o gatilho da Autoridade.
AFEIÇÃO E AUTORIDADE
Como eu já citei antes, o gatilho da Autoridade é aquele que gera credibilidade no público.
Quando um produtor de conteúdo ou uma pessoa pública consegue gerar identificação e vínculo com sua persona, ativa o gatilho da afeição, gerando o efeito fã quando alguns seguidores passam a cooperar com seu projeto, elogiando e engajando suas redes sociais .
Isto tudo junto com depoimentos, comentários e outras provas sociais passam para o público a noção de que você é um verdadeiro especialista no assunto que aborda, a partir do gatilho mental a Autoridade.
ESCASSEZ
O gatilho da escassez é muito utilizado e com certeza você já cansou de ver copys que usam esse recurso .
O princípio utilizado aqui é de que tudo que está acabando gera urgência e desejo.
Exemplos deste gatilho:
- Compre este livro por 100 reais! Só hoje!
- Computador pela metade do preço, apenas 2 peças.
- Curso de Marketing Digital com 40% de desconto, últimas vagas!
Aqui vale uma observação: Por ser banalizado, muitas vezes este recursos pode não funcionar, por isso você não deve mentir para seu público.
Cumpra o princípio do compromisso e coerência.
Por exemplo:
- Você vende um curso como afiliada e oferece como bônus sua mentoria grátis para os 10 primeiros que adquirirem o curso.
- Ou você produz uma live e pede que compareçam todos pois a live não ficará no ar, mas ao contrário disso sempre deixa salvo. Isso desestimula a ativação do gatilho da escassez, as pessoas sabem que você sempre “promete mas não cumpre” e darão prioridade para outras tarefas ou eventos.
Não faça truques com sua audiência!
Se você for transparente com o público, utilizar as técnicas de copywriting e definir bem sua persona o sucesso do seu projeto é garantido.
Como você observou as boas práticas de COPYWRITING são bem vindas em qualquer lugar e se bem aplicadas unidas a uma CTA estratégica vão favorecer seu negócio, seja ele físico ou virtual.
Se você não sabe o que é CTA, leia o guia de CTA que eu fiz pra você aqui.
Sua presença aqui é valiosa pra mim, obrigada pela visita!!
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Um abraço!!
Naty Saraiva
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