Web Story: Como criar Story no Google?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Naty Saraiva

Compartilhe agora mesmo:

Você sabe como criar story no Google? Já viu a novidade do Web Story?

A produção de conteúdo no formato histórias veio pra ficar.

E agora foi a vez do Google se render aos Stories.

Ainda está em fase de adaptação e pouca gente sabe que dá pra fazer story no Google.

Por isso, estou trazendo esse artigo/ tutorial pra você ficar antenada e sair na frente de muita gente.

O que é o Web Story?

Cada aplicativo batizou seu conteúdo vertical rápido de um nome diferente.

Stories no Instagram, Idea Pin no Pinterest, Quick no Tiktok e agora Web story no Google.

Ou seja, web story, não tem nada de diferente dos apps vizinhos.

Como Criar um Web Story?

Por enquanto, só quem tem site ou blog pode criar os stories do Google.

Se seu site for WordPress, você poderá criar stories facilmente através de um Plugin gratuito chamado Web Stories.

Para utilizar o plugin, basta ir no painel de gerenciamento do site e na aba Plugin selecionar “adicionar novo”

Então procure pelo plugin Web Stories e clique em Instalar agora.

Por último, selecione ativar .

Agora vai aparecer um atalho para os Stories no menu do lado esquerdo e você já pode começar a criar seus Stories no Google.

O funcionamento da ferramenta é similar a outros aplicativos de design, no estilo arrastar e soltar.

Você pode utilizar modelos prontos ou criar sua arte do zero.

Porém, os templates prontos são muito limitados.

E quem não tem site WordPress?

Tem outras ferramentas independentes do WordPress, como o MakeStories que citei anteriormente.

Se você quiser saber mais sobre Makestories, clique aqui e assista a um vídeo da empresa.

Onde aparece o Story do Google?

Aqui está um ponto que considerei negativo.

O web story aparece na aba Discover.

Desse modo, você precisa abrir o app Google no seu celular, para visualizar os Stories.

Porém, o app Google não é o Google Chrome ok?

Geralmente, pra acessar a aba Discover você precisa rolar a tela do telefone para a direita ou esquerda.

Ou seja, diminui muito as visualizações porque a maioria das pessoas nem sabe que existe.

Vale a pena criar Web Story?

Na minha opinião sim.

Digo isso, porque é um tipo de formato que veio para ficar.

A comunicação vertical se popularizou e as marcas não querem ficar de fora.

É claro que tem bastantes coisas para melhorar e facilitar o uso desta funcionalidade tanto para criadores quanto para consumidores de conteúdo.

Mas a gente tem que lembrar daquele velho e batido clichê:

Quem chega primeiro bebe a água limpa.

Como tem pouca gente utilizando, as chances de rankear são maiores.

Além disso, a criação de um story no Google não é tão simples quanto nas redes sociais.

Para começar você precisa ter um site ou blog e se você tem um dos dois já sai em grande vantagem.

Boas Práticas do Web Story

Como nem tudo são flores e o Google adora colocar umas regrinhas básicas, você precisa se inteirar das boas práticas do web story.

Se você quer ver seu conteúdo sendo entregue ao público, atente-se a algumas recomendações, como:

  • Dê preferência para vídeos. O negócio é mais imagem e vídeos e menos texto.
  • Mantenha o texto dentro dos limites e reduza a escrita a no máximo 280 caracteres, como um tweet.
  • Títulos curtos, com no máximo 90 caracteres, padrão ouro é até 70.
  • Animações são bem vindas, mas não exagere. A intenção é oferecer conteúdo de alta qualidade e não distrair o leitor ou causar fadiga.
  • Capriche na narrativa. Nada de fazer story meia boca com única finalidade de colocar link pra venda. Pode ter link de afiliados, mas tem que seguir as regras. Você pode ver todas as recomendações aqui

Conclusão

Os stories são uma das principais formas que as pessoas utilizam para passar o tempo na atualidade.

E o Google é a maior ferramenta de pesquisa e entrega de conteúdo até então.

Unindo o útil ao agradável, criar story no Google é no mínimo uma fonte extra de tráfego.

Acho que vale a pena experimentar.

Se você criar seu primeiro Web Story, me conta aqui e manda o link pra eu ver!

Abraço!

Naty

Compartilhe agora mesmo:

Multiplique Suas Vendas Com o Seu Instagram!

Preparei um Guia completo passo a passo para te ajudar. 

100% Gratuito! 

Preencha abaixo com o seu melhor email, que vou te enviar o Guia agora mesmo.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para oferecer a melhor experiência para seus visitantes.
Criado por WP RGPD Pro