Você sabe como criar story no Google? Já viu a novidade do Web Story?
A produção de conteúdo no formato histórias veio pra ficar.
E agora foi a vez do Google se render aos Stories.
Ainda está em fase de adaptação e pouca gente sabe que dá pra fazer story no Google.
Por isso, estou trazendo esse artigo/ tutorial pra você ficar antenada e sair na frente de muita gente.
ÍNDICE
O que é o Web Story?
Cada aplicativo batizou seu conteúdo vertical rápido de um nome diferente.
Stories no Instagram, Idea Pin no Pinterest, Quick no Tiktok e agora Web story no Google.
Ou seja, web story, não tem nada de diferente dos apps vizinhos.
Como Criar um Web Story?
Por enquanto, só quem tem site ou blog pode criar os stories do Google.
Se seu site for WordPress, você poderá criar stories facilmente através de um Plugin gratuito chamado Web Stories.
Para utilizar o plugin, basta ir no painel de gerenciamento do site e na aba Plugin selecionar “adicionar novo”
Então procure pelo plugin Web Stories e clique em Instalar agora.
Por último, selecione ativar .
Agora vai aparecer um atalho para os Stories no menu do lado esquerdo e você já pode começar a criar seus Stories no Google.
O funcionamento da ferramenta é similar a outros aplicativos de design, no estilo arrastar e soltar.
Você pode utilizar modelos prontos ou criar sua arte do zero.
Porém, os templates prontos são muito limitados.
E quem não tem site WordPress?
Tem outras ferramentas independentes do WordPress, como o MakeStories que citei anteriormente.
Se você quiser saber mais sobre Makestories, clique aqui e assista a um vídeo da empresa.
Onde aparece o Story do Google?
Aqui está um ponto que considerei negativo.
O web story aparece na aba Discover.
Desse modo, você precisa abrir o app Google no seu celular, para visualizar os Stories.
Porém, o app Google não é o Google Chrome ok?
Geralmente, pra acessar a aba Discover você precisa rolar a tela do telefone para a direita ou esquerda.
Ou seja, diminui muito as visualizações porque a maioria das pessoas nem sabe que existe.
Vale a pena criar Web Story?
Na minha opinião sim.
Digo isso, porque é um tipo de formato que veio para ficar.
A comunicação vertical se popularizou e as marcas não querem ficar de fora.
É claro que tem bastantes coisas para melhorar e facilitar o uso desta funcionalidade tanto para criadores quanto para consumidores de conteúdo.
Mas a gente tem que lembrar daquele velho e batido clichê:
Quem chega primeiro bebe a água limpa.
Como tem pouca gente utilizando, as chances de rankear são maiores.
Além disso, a criação de um story no Google não é tão simples quanto nas redes sociais.
Para começar você precisa ter um site ou blog e se você tem um dos dois já sai em grande vantagem.
Boas Práticas do Web Story
Como nem tudo são flores e o Google adora colocar umas regrinhas básicas, você precisa se inteirar das boas práticas do web story.
Se você quer ver seu conteúdo sendo entregue ao público, atente-se a algumas recomendações, como:
- Dê preferência para vídeos. O negócio é mais imagem e vídeos e menos texto.
- Mantenha o texto dentro dos limites e reduza a escrita a no máximo 280 caracteres, como um tweet.
- Títulos curtos, com no máximo 90 caracteres, padrão ouro é até 70.
- Animações são bem vindas, mas não exagere. A intenção é oferecer conteúdo de alta qualidade e não distrair o leitor ou causar fadiga.
- Capriche na narrativa. Nada de fazer story meia boca com única finalidade de colocar link pra venda. Pode ter link de afiliados, mas tem que seguir as regras. Você pode ver todas as recomendações aqui
Conclusão
Os stories são uma das principais formas que as pessoas utilizam para passar o tempo na atualidade.
E o Google é a maior ferramenta de pesquisa e entrega de conteúdo até então.
Unindo o útil ao agradável, criar story no Google é no mínimo uma fonte extra de tráfego.
Acho que vale a pena experimentar.
Se você criar seu primeiro Web Story, me conta aqui e manda o link pra eu ver!
Abraço!
Naty
Deixe um comentário