Negócio Online: Vale a pena? Como divulgar? Preciso investir muito?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Naty Saraiva

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Se você está pensando em montar um negócio online, deve ter várias dúvidas em mente.

Será que isso vale a pena? Preciso investir muito? Como divulgar um negócio online?

Mas se esses são os seus questionamentos, eu tenho uma resposta simples e direta para você.

Não só vale a pena como é obrigatório ter uma vitrine digital do seu negócio, seja lá qual for sua área de atuação (nicho).

Só pra você ter uma idéia, vou te apresentar alguns números reais de negociações que ocorreram no Brasil após o início da pandemia.

Leia com atenção e depois me responda, você mesma, se vale a pena divulgar um negócio na internet.

Negócio Online em Números

O Brasil fechou 2021 com mais de 300 bilhões de reais em vendas pela internet.

Com mais de 252 milhões de celulares, o nosso país já é um dos cinco países com maior número de telefones móveis do planeta.

Desse total, mais de 152 milhões de pessoas tem acesso a internet, atingindo uma cobertura de 82,7% domicílios brasileiros (ibge).

Os números são impressionantes e não param de crescer.

Com a pandemia, as pessoas passaram a buscar a internet para diversas soluções.

Desde compras online, estudos à distância ou pesquisar pela localização e telefone de comércios locais de sua cidade.

Mais de 10 milhões de brasileiros fizeram transações na internet pela primeira vez e o comércio online disparou atingindo um total de mais de 78,5 milhões de compras online em 2021.

 De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse , o faturamento online aumentou 75% em relação a 2020.

Metade das empresas brasileiras fora da internet

Outro dado significativo é que metade das empresas brasileiras não tinham presença online e nunca haviam realizado vendas online antes da pandemia.

Porém em julho do ano passado, esse número encolheu, passando para 28,4% de empreendedores sem presença digital.

Isso quer dizer que a pandemia modificou o comportamento dos brasileiros e consolidou o comércio eletrônico de vez.

Ou seja, apenas 28,4% dos empreendedores ainda não realizam vendas pela internet.

Se você está dentro deste pequeno grupo que ainda não promove seu negócio na internet está ficando para trás e deixando muito dinheiro na mesa.

POR QUE VOCÊ DEVE TER PRESENÇA DIGITAL?

Apesar de tudo que foi exposto acima, muitos empreendedores ainda ficam pensativos na hora de colocar seu negócio na internet.

Isto acontece porque muitos ainda têm dúvidas sobre como utilizar a internet para vender e como uma presença digital poderia realmente ser útil para seus negócios.

A verdade é que, assim como já foi dito, o comportamento das pessoas mudou e ter seu negócio na internet hoje é mandatório para que seu negócio gere lucro.

Pense por você mesmo.

Já pesquisou por algum comércio na internet?

Já buscou o telefone comercial de algum estabelecimento? Ou sua localização?

Talvez já tenha pedido alguma comida delivery? Como um lanche ou uma pizza?

Tenho certeza que você respondeu sim, para uma ou mais dessas perguntas.

Da mesma forma, neste momento tem alguém pesquisando na internet pelo serviço que você oferece e se você não está posicionado estrategicamente online, o consumidor vai encontrar o contato do seu concorrente e fechar negócio com ele neste momento.

Além disso, existem inúmeras vantagens de você ter seu negócio na internet.

Vou enumerar algumas para você.

VANTAGENS DE TER SEU NEGÓCIO ONLINE

Diferente de um negócio físico, para começar a se posicionar e vender pela internet não tem qualquer burocracia.

Você só precisa ter vontade de expandir seu negócio e ter mais vendas.

As vantagens são inúmeras.

  • O investimento é baixo. Você só vai precisar mesmo do seu celular e internet para aumentar suas vendas.
  • Não tem necessidade de aumentar a estrutura física da sua loja
  • Aumenta a visibilidade do seu negócio. Ter um negócio na internet é como ter uma loja com a porta aberta 24 horas em uma avenida onde as pessoas não param de passar. Literalmente, em qualquer horário pode ter alguém pesquisando pelos seus serviços para entrar em contato.
  • Atrai consumidores engajados e altamente interessados na compra. As pessoas usam a internet como ferramenta de pesquisa para resolver suas necessidades e problemas. Quando alguém busca por um serviço, significa que precisa daquela solução e por isso está interessada em comprar ( ou adquirir o serviço oferecido).
  • Fideliza compradores qualificados. Quando você tem seu negócio na internet, seus consumidores passam a seguir você ou o seu negócio e a se conectar com você. De repente, você não representa mais apenas aquela loja ou comércio. As pessoas passam a entender que por trás de todo negócio tem um ser humano, assim como elas e isso gera identificação.
  • Além disso, é como aquele velho ditado: “quem não é visto não é lembrado”. Se você postar conteúdos com frequência na internet, então você permanecerá fresco na memória de seus consumidores e sempre que precisarem de algo na sua área de atuação, vão entrar em contato com você.

Como você viu, as vantagens de você ter seu negócio na internet são incríveis.

Mas e quanto às desvantagens?

Mas, você pode estar se perguntando sobre as desvantagens.

Bem, a desvantagem é que você vai receber contatos pelas suas redes sociais e whatsapp e então vai ter que ficar ligado nisso também.

Você precisa dar um feedback para seus futuros consumidores.

Tirando isso, eu sinceramente só vejo vantagens.

COMO DIVULGAR MEU NEGÓCIO NA INTERNET?

Agora que você já sabe a importância e as vantagens de ter seu negócio online, vou te ajudar a começar a montar sua presença na internet.

Você precisa estar onde seus potenciais consumidores estão.

Ou seja, crie um perfil de sua empresa nos aplicativos mais utilizados e que geram mais vendas.

Minha indicação para você é:

  • Crie um perfil no Facebook e em seguida crie uma Página de sua Empresa.
  • Depois crie uma conta empresarial no Instagram e vincule com sua Página criada no Facebook.
  • Tenha um número de WhatsApp disponível para seu negócio e coloque nos seus perfis de Facebook e Instagram, para que as pessoas entrem em contato com você.
  • A maioria das pessoas, busca por contatos e serviços no Google. É muito importante que você se cadastre no Google também.
  • Agora alimente estes perfis, colocando conteúdos relacionados ao seu ramo de atuação e convide as pessoas a entrar em contato com você quando precisarem de soluções que seu negócio resolve.

E aí? Ainda tem dúvidas sobre como divulgar seu negócio online e se isso vale a pena?

CONCLUSÃO

A pandemia foi um divisor de águas na economia, de modo geral, e consolidou o comércio eletrônico de vez.

Mais de 50% das pessoas que fizeram suas compras online pela primeira vez na internet após 2019, afirmam preferir essa nova experiência de compra.

Mesmo após passar todo esse transtorno que tem sido a pandemia, o comércio não voltará mais a ser o que era antes.

E mais de 70% dos empreendedores brasileiros já entenderam isso.

Esses empreendedores se reinventaram e levaram sua empresa também para o digital, posicionando seus negócios na internet .

Assim aumentaram sua visibilidade, alcance e lucro e mesmo após a pandemia, certamente não irão deixar esse modelo lucrativo de lado.

Dito isso, é urgente que quem ainda não adotou o novo modelo de negócio atual, crie sua presença online o quanto antes.

Para aumentar as vendas e os lucros, não basta mais ter seu negócio físico.

Todas as empresas devem ter seu perfil na internet e serem vistos pelos seus potenciais consumidores.

Aliás, mais que isso.

Quando um cliente pesquisar por um problema na internet, a sua empresa tem que aparecer como solução nos resultados de busca.

Agora é com você

Agora que já leu tudo isso, o que você acha??

Vale a pena divulgar seu negócio na internet?

Espero que este artigo seja útil para você.

Mas posso te ajudar ainda mais.

Então, preparei um Guia Prático para você começar um Instagram do jeito certo e levar seu negócio para o digital.

Para acessar este guia, basta você preencher o formulário que está disponível logo abaixo deste artigo.

Se você tem dúvidas ou deseja mais informações sobre como seu negócio pode se tornar uma referência local através da internet, deixe um comentário com seu contato que ficarei muito feliz em poder te ajudar no crescimento da sua empresa.

Um abraço!!

Naty

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