Guia de Call to Action (CTA)

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Naty Saraiva

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Oi amiga afiliada, trouxe hoje para você um verdadeiro guia do Call do Action (CTA).

Você pode ter um produto super poderoso disponível para vendas, ter estudado bastante sobre marketing e definido bem sua estratégia, porém se você não sabe fazer uma “call to action” adequada, vai ver seus números estagnados.

É muito comum vermos a sigla CTA em artigos, blogs, canais de youtube ou redes sociais, mas você sabe o que realmente estas três letrinhas significam?

CTA é uma sigla para Call to Action, que significa “Chamada para ação” e é utilizada quando você quer chamar seu público para uma ação específica, não somente chamar para comprar algo.

Quando você faz seu planejamento estratégico, tem alguma expectativa sobre o quê aquele conteúdo vai gerar no público para atingir sua meta, deve apostar no Call to Action.

Exemplos de Call to Action

Alguns exemplos de call to action:

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Estas são apenas algumas das inúmeras CTA´s que utilizamos no marketing digital.

Toda vez que você coloca uma call to action em seus posts, conteúdos ou designs, você consegue influenciar seu público a desempenhar determinada ação que você espera dele.

Além disso,você ajuda também sua audiência a navegar melhor pelo conteúdo e com isso, esse público vai descobrir mais facilmente qual é a solução que ele está procurando para o problema dele.

Hoje em dia é muito fácil postar na internet.

Qualquer um pode ter um blog, um site ou mesmo compartilhar bastante conteúdo de valor em suas redes sociais.

Aliás, uma das maneiras mais imperativas de se conseguir conversões por parte dos visitantes do seu nicho, é justamente, ser uma fonte prática, útil e confiável de conteúdo.

Isto é o chamado MARKETING DE CONTEÚDO

Quanto melhor é seu conteúdo, mais segurança você passa e com isso começa a se destacar como uma autoridade no assunto.

A partir daí mais seguidores você vai atrair e por consequência, mais pessoas executando suas “call to action” e com isso, mais chances de conversões em vendas.

Mas, mesmo se você for a melhor fonte de conhecimento no seu nicho , precisa ainda conhecer e entender sobre funil de vendas e jornada do comprador ( ou jornada do cliente) para finalmente definir a melhor aplicação da CTA de forma a convergir com seus negócios.

Jornada do Comprador

Consciência, Busca por Soluções e Decisão.

De uma maneira resumida, vou explicar para você como é a jornada do seu cliente até comprar algo de você.

De modo geral, tudo começa com uma pessoa inconsciente do seu problema.

Muitas vezes a pessoa nem sabe exatamente como pode resolver determinado problema pelo qual ela está passando.

Esse é o primeiro estágio da jornada do comprador.

O estágio da Consciência.

De inconsciente do problema, num dado momento o visitante do seu conteúdo passa a sentir necessidade de algo ou seja, ele toma consciência de que está com um problema e então começa a procurar por uma solução.

Depois de algumas buscas, essa pessoa finalmente entende e identifica qual exatamente é o seu problema e já começa a considerar algumas maneiras possíveis de resolver este problema e este é o estágio da consideração.

Depois de fazer algumas buscas, o cliente já descobriu qual a solução ideal para seu problema e inclusive já pesquisou sobre os custos que terá em todo o processo e já é capaz de decidir qual é o melhor produto para ele .

Este é o estágio da decisão

Quando você espera algo do seu cliente, sobretudo quando você trabalha com vendas, você precisa conhecer esta jornada e esboçar cada uma destas etapas na mente, para assim conseguir criar uma boa estratégia para abordar o cliente através de seu conteúdo e enfim, atingir o consumidor com uma CTA coerente e certeira, para impulsionar suas conversões em cada estágio e enviar o cliente para o estágio seguinte da Jornada, até que ele se decida a compra

Funil de Vendas

A Jornada do comprador é uma relação entre o cliente, seu problema e sua busca por solução.

Durante a jornada do comprador, ele entrará no seu funil de vendas que representa a relação do cliente com sua marca.

Quando essa pessoa visita seu conteúdo pela primeira vez, ele se encontra no topo do funil de vendas e isto significa que ele conhece pouco sobre você, sobre sua marca e sobre a solução que você tem para o problema dele.

Mas significa que você também ainda não tem informações sobre ele.

Quando você consegue informações sobre esse cliente, como nome e e-mail por exemplo, essa pessoa que está no topo do funil, passa a ser chamado de lead e vai para o meio do funil de vendas.

Estas informações você pode conseguir quando oferece algo valioso para o lead, como o acesso a um ebook ou aulas por exemplo.

A partir daí, esse lead já vai saber sobre o quê você fala, qual seu posicionamento em relação ao problema que ele tem e as soluções que você propõe para ajudá-lo.

Uma vez que você tem dados de contato desta pessoa, vocês então terão oportunidade de estabelecer um relacionamento, onde você vai educá-la e informá-la para então fazer uma oferta, com uma call to action oportuna para este lead se tornar cliente.

Quando esta pessoa já definiu que o seu produto, ou a sua marca é capaz de resolver o problema dela e está pronta para consumir seus produtos, vai para o fundo do funil , neste momento outras call to action já devem ser inseridas, para o lead comprar de você e finalmente se tornar seu cliente.

Viu como a CTA é importante e deve ser pensada como uma estratégia dentro do seu plano de vendas?

Para fazer uma call to action que surta efeito, você precisa vislumbrar todo seu planejamento paralelo à jornada do cliente, pensando no objetivo de cada CTA e na meta que você quer alcançar em cada etapa do plano de vendas, ou no que almeja alcançar com cada conteúdo postado.

Você vai utilizar call to action em todos os seus materiais:

Posts de rede social, e-mail marketing, grupos de whatsapp, vídeos, podcasts, etc., a lista é imensa e então você precisa ter em mente seu objetivo em cada passo que você der.

Por exemplo: Você está iniciando um negócio? Precisa crescer sua rede social? Aumentar sua lista de contatos? Quer que aquele lead compre seu produto?

São apenas alguns exemplos, você precisa ter uma visão ampla da sua campanha de negócios e então adequar CTA para cada momento.

Bom eu já falei bastante! Agora é com você!

Planeje CTA de acordo com a jornada do comprador e sua caminhada no funil de vendas, lembrando sempre de oferecer conteúdo confiável e de qualidade, para que este visitante se fidelize a você e se torne um cliente!!

Espero que tenha te ajudado!

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Naty.

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