Como colocar Meu Negócio na Internet?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Naty Saraiva

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Quando eu comecei a trabalhar com marketing digital, eu me perguntava como colocar meu negócio na internet e me tornar referência no meu nicho.

Eu tinha muita dificuldade em atrair pessoas para o meu negócio e sei que você está passando pelo mesmo neste exato momento.

Você está disposta a colocar seu negócio para frente.

Fez página de Facebook, perfil no Instagram e está sempre ligada no whatsapp.

Porém, não vê nada de resultados. Não tem engajamento, nada de vendas e nem novos contatos.

Se isso está acontecendo com você, significa que está faltando posicionamento estratégico nas suas

redes sociais.

Entenda que para ter um negócio online lucrativo, não adianta apenas criar perfis e fazer posts aleatórios.

Existem vários fatores a serem seguidos para que você finalmente consiga crescer no meio Digital e transformar seguidores em clientes.

E foi ajudar nesta saga que eu resolvi escrever este artigo, onde vou apontar várias melhorias que você deve fazer nas suas mídias digitais, para alavancar seu negócio.

VOCÊ TEM UM PLANO?

Antes de qualquer coisa, tenho uma pergunta para você.

Você tem um plano??

Toda vez que vamos iniciar algo novo é necessário que façamos um planejamento.

A maioria dos negócios que não prosperam no meio digital foram criados sem planejamento e os empreendedores não têm uma estratégia definida para alcançar um objetivo determinado.

Aliás, a maioria nem sabe quais são seus objetivos!

Já pensou se você disputasse uma corrida em que não soubesse onde é o fim?

Onde você ia parar? Qual seria o marco final? Como você saberia se estava perto de vencer?

Não tem como alcançar algo que nem sabemos o que é!

Tudo precisa ter um objetivo claro para que possamos realizar ações com finalidade de alcançá-lo.

Dito isto, você agora já sabe que precisa de um planejamento estratégico.

Vou te contar todas as etapas que seu planejamento precisa ter para que você consiga um negócio de sucesso, que seja sólido e lucrativo.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Foto: Empreendedor digital realizando um planejamento estratégico para seu negócio

PRIMEIRO PASSO

Definiva objetivos claros!

Defina os objetivos e metas que deseja alcançar.

Mas, lembre-se sempre que antes de correr temos que aprender a andar.

Então, não crie metas grandiosas demais e que pareçam ser muito difíceis de serem alcançadas.

Minha dica pra você é:

Pense no seu objetivo a longo prazo e crie metas a curto prazo executáveis e atingíveis.

Assim você vai crescendo aos poucos, porém de maneira sólida.

SEGUNDO PASSO:

Para quem você quer vender?

Geralmente, as pessoas iniciam um negócio e tentam vender “para quem aparecer”.

Mas esse não é o melhor jeito de conseguir um negócio lucrativo.

Você precisa ser intencional, lembre-se que você é a dona do negócio e foi você quem estabeleceu objetivos e metas.

Então, você precisa definir quem são os clientes que você quer atingir e trabalhar em conteúdos que atraiam essas pessoas até você.

Nesse passo, você irá definir o seu público-alvo.

Para isso, pense no seu modelo de negócio e no que você tem para oferecer para eles .

Daí, fica fácil estabelecer quem são os potenciais consumidores dos seus produtos ou serviços .

Você acha que o serviço que você oferece é mais consumido por homens ou mulheres?

Jovens, adultos ou idosos?

E daí, por diante…

Pensando bem no seu público-alvo, você terá mais clareza na hora de oferecer seus produtos e atrairá as pessoas certas!

TERCEIRO PASSO:

Tenha uma presença digital otimizada

Mesmo que você já tenha algum conhecimento sobre mídias e marketing digital, é necessário otimizar seus perfis.

Para posicionar o seu negócio e se tornar uma referência no seu nicho, você precisa aparecer onde o seu público-alvo está.

Por exemplo:

Talvez você já tenha um perfil no Instagram e uma Página no Facebook, mas se seu público-alvo for majoritariamente constituído por jovens, pode ser necessária a criação de um Perfil no Tik Tok também.

Além disso, não basta estar presente em todas as redes sociais.

Você precisa se posicionar estrategicamente e isso inclui:

  • Criar uma Bio que comunica claramente o que você faz, o que vende e o público-alvo que atende.
  • Ter um link que direciona o cliente para seu site ou WhatsApp.
  • Uma chamada de ação poderosa, tem sempre que estar presente! Convide seu público a clicar no link da Bio, te seguir, compartilhar seu conteúdo, visitar sua loja etc. Tenha em mente que as pessoas precisam ser provocadas para agir.
  • Hashtags e Palavras-chave Estratégicas. Hashtags são muito importantes porque a partir delas, o público pode te encontrar através de buscas. Não pense que as pessoas só pesquisam no Google! Hoje em dia, todas as redes sociais são também uma ferramenta de pesquisa.
  • E você precisa ter um conteúdo magnético.
  • É assim que você gera autoridade na sua área e se torna referência na sua região.

Conteúdos Magnéticos:

Para atrair as pessoas e aumentar a visibilidade do seu negócio você deve apostar na criação de conteúdos magnéticos. Títulos atrativos, imagens de boa qualidade ( nunca se esqueça que precisam ser originalmente seus ou livres de direitos autorais), dinâmicos e com cores contrastantes que chamem a atenção.

O assunto que você posta tem que solucionar os problemas da sua audiência. Você precisa fazer uma pesquisa para conhecer todos os problemas que seus clientes enfrentam, desejam solucionar e buscam na internet. Toda vez que alguém fizer uma pesquisa sobre algo que seu negócio possa resolver, você precisa aparecer como uma solução para esse cliente.

QUARTO PASSO

Analise os resultados

Todas as ações que você faz dentro das redes sociais podem ser medidas.

Por isso as redes sociais como Facebook e Instagram, apresentam os Insights que são todos os dados sobre cada publicação que você faz, independente do formato.

Até mesmo no link da Bio, você pode obter dados sobre número de cliques por exemplo, se usar as ferramentas adequadas.

Isso é muito importante porque você vai cruzar as metas que você estabeleceu, com os dados obtidos e aí analisar se essas metas foram alcançadas ou não.

Se você não alcançou as metas, tem um sinal de que precisa mudar algo no planejamento (pode ser o conjunto de hashtags, frequência e constância de publicações, qualidade das postagens etc).

Já no caso de bater as metas, você terá um ótimo indicativo de que está no caminho correto.

E assim, poderá estabelecer novas metas para um período seguinte.

Desse modo, você segue sucessivamente.

CONCLUSÃO

Neste artigo eu te contei alguns fatores que talvez estejam te impedindo de ter sucesso na internet e te mostrei passo a passo como resolver esta situação.

Agora que conhece esses 4 passos, você já sabe como colocar seu negócio na internet e se tornar referência no seu nicho.

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Bom meninas, vou ficando por aqui.

Depois me manda mensagens falando se gostou do Guia.

Até a próxima!

Naty

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